Presidência do banco do Brics fica com a Índia!

Diário do Comércio

Após uma dura negociação entre os cinco países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os líderes do bloco decidiram, ontem, que o banco de desenvolvimento que criaram será presidido por um representante da Índia. A capital econômica chinesa, Xangai, foi confirmada como sede.

Foi uma derrota sofrida pelo governo brasileiro, que lutou para ficar com a presidência. Segundo informação do Ministério da Fazenda, ficou acertado que o País terá a segunda presidência – isto é, daqui a cinco anos, que é o tempo de duração de cada mandato. Por enquanto, o País ficará com a presidência do conselho de administração e a Rússia presidirá o conselho de governadores.

Durante a VI Cúpula do Brics, realizada em Fortaleza, foi criado também o Arranjo Contingente de Reservas (ACR) do bloco, fundo de US$ 100 bilhões para apoiar os membros que estiverem com problemas de balanço de pagamentos.

A criação do banco e do ACR, “importantes passos na arquitetura global” confirmam a “dimensão histórica” da cúpula, disse a presidente Dilma Rousseff, no discurso de encerramento da reunião. “Essas iniciativas mostram que nossos países, apesar das diversidades, estão dispostos a construir uma parceria sólida”, afirmou.

O presidente da China, Xi Jinping, também destacou os avanços na cooperação entre os cinco países nos últimos cinco anos e defendeu uma parceria ainda mais sólida. Ele também ressaltou a importância da abertura comercial e defendeu o aumento da “representatividade e a voz dos países em desenvolvimento”nas instituições internacionais.

Embalado pelo sucesso da reunião de cúpula, o presidente russo, Vladimir Putin, propôs nesta terça-feira que os Brics se associem também em outro setor estratégico – o de energia. “Sob este teto, poderiam ser criados um banco de reserva de combustíveis e um instituto para segurança energética. Esses passos ajudariam a reforçar a segurança energética das nossas nações”, disse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NÃO DEIXE QUE UM PROFESSOR COMUNISTA ADOTE SEU FILHO

......Never argue with stupid people, they will drag you down to their level and then beat you with experience ................ HOME PAGE - PÁGINA INICIAL - BRAZIL - BRÉSIL - PÁGINA INICIAL - HOME PAGE

Angelinoneto's Blog

Liberdade de expressão e repensar a vida!

Implicante DEV

Política & Implicância

%d blogueiros gostam disto: