Economia argentina dá sinais de recessão!

AFP

A Argentina dá fortes sinais de que sua economia está entrando em recessão, após a contração do PIB por dois trimestres consecutivos. Não há, contudo, indícios de queda no emprego e no consumo, avaliam analistas.

Os últimos indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) demonstram uma tendência irreversível à contração, de acordo com o instituto oficial de estatísticas, INDEC.

A atividade econômica caiu no primeiro trimestre 0,8% comparada ao último trimestre de 2013, quando também recuou 0,5% em relação ao trimestre anterior. Na medição anual dos três primeiros meses houve um recuo de 0,2%, embora nos três anteriores tenha crescido 1,4%.

Em contraste, as vendas nos centros de compras em maio cresceram 27,5% na medição anual, e nos supermercados, 45,6% no mesmo período de comparação.

A taxa de desemprego, que estava em queda, diminuiu 0,8% no primeiro trimestre na medição anual, ao alcançar 7,1%, apesar dos registros de suspensões e demissões na indústria automobilística.

– A desaceleração vai continuar –

“A desaceleração da atividade econômica se manterá nos próximos meses”, segundo um informe elaborado por especialistas da Universidade Torcuato Di Tella, ao qual a AFP teve acesso.

A maioria dos analistas considera que o vigor da economia na década entre 2003 e 2013 tem sido profundamente debilitado por razões financeiras, cambiais e salariais.

Um duro golpe na economia foi a desvalorização de 18% em janeiro, sob pressão dos mercados que já não toleravam o que viam como forte atraso na taxa de câmbio do país.

O câmbio passou para 8,00 pesos o dólar, e os preços dispararam, com aumentos de 30% a 100% dependendo do produto ou do serviço, enquanto os aumentos salariais em negociações entre sindicatos e empresas não chegaram aos 30% ao ano, segundo analistas.
continue lendo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NÃO DEIXE QUE UM PROFESSOR COMUNISTA ADOTE SEU FILHO

......Never argue with stupid people, they will drag you down to their level and then beat you with experience ................ HOME PAGE - PÁGINA INICIAL - BRAZIL - BRÉSIL - PÁGINA INICIAL - HOME PAGE

Angelinoneto's Blog

Liberdade de expressão e repensar a vida!

Implicante DEV

Política & Implicância

%d blogueiros gostam disto: