Socialistas perdem eleições na Espanha!

Diário do Poder

O governista Partido Popular da Espanha derrotou seu principal adversário – o Partido Socialista – na corrida para o Parlamento Europeu, mas ambos perderam terreno para partidos menores. O cenário é a capitalização do descontentamento em relação à economia em dificuldades e aos escândalos de corrupção.

Com 98% dos votos contados, o Partido Popular obteve 26% e 16 das 54 cadeiras espanholas do Parlamento Europeu, segundo números oficiais. Os socialistas obtiveram 23% dos votos e 14 assentos.

Ambos os partidos, que dominaram o cenário político espanhol por mais de três décadas, apresentaram performance bem pior do que nas eleições europeias anteriores, em 2009, quando, juntos, eles conquistaram 47 cadeiras e cerca de 80% dos votos.

Outros oito partidos, incluindo os separatistas catalãs, centristas e de extrema esquerda, vão dividir as 24 cadeiras restantes do Parlamento Europeu.

Em Portugal, o principal partido socialista de oposição emergiu como o mais forte nas eleições para o Parlamento Europeu, com entre 32% e 36% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna. O levantamento também mostrou que os partidos da coalizão de governo – o Partido Social Democrata de centro-direita e o Centro Democrático Social – terão entre 25% e 29% dos votos.

A vitória do Partido Socialista era amplamente esperada, uma vez que a coalizão de governo impôs um rígido programa de austeridade em troca de um pacote de resgate de 78 bilhões de euros. Apesar de o resgate ter chegado ao fim na semana passada, o governo prometeu continuar com medidas para reduzir seu déficit orçamentário e combater o alto nível da dívida pública.

Os socialistas devem obter oito ou nove das 21 cadeiras portuguesas no Parlamento, segundo as projeções. O Partido Comunista, que defende a saída de Portugal da zona do euro, deve obter três assentos, ante dois em 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NÃO DEIXE QUE UM PROFESSOR COMUNISTA ADOTE SEU FILHO

......Never argue with stupid people, they will drag you down to their level and then beat you with experience ................ HOME PAGE - PÁGINA INICIAL - BRAZIL - BRÉSIL - PÁGINA INICIAL - HOME PAGE

Angelinoneto's Blog

Liberdade de expressão e repensar a vida!

Implicante DEV

Política & Implicância

%d blogueiros gostam disto: